08/04/2010

para terminar 2h de posts...MARACTU para TU

Publicado no Rua de Baixo



Num universo de batuques africanos, vozes abafadas e uma história de corte real surge um ritmo que, mesmo que você tente, não te deixa ficar parado.

O Brasil é formado por uma miscelânea incalculável de ritmos e expressões culturais. Musicalmente falando, o samba, que antes era chamado de rumba pelos norte-americanos, é um dos ritmos que mais se destacaram internacionalmente, principalmente na figura da portuguesinha super brasileira Carmen Miranda. Mas existem diversos outros ritmos, como abossa nova, o chorinho, o forró, o frevo, o côco, a tropicalha, a catira, o vanerão, a músicacaipira, enfim, uma infinidade de sons. Essa nossa forma de gestação fez crescer aqui uma barafunda étnica que nos diferencia justamente pelo jeito “miscigenado” de ser. E dentre tantas misturas, vou falar um pouco de um ritmo tipicamente brasileiro e, o que não posso deixar de dizer, tipicamente miscigenado: o Maracatu.

Para ler mais registe-se em Rua de Baixo, leia e conheça mais!!!




1 comentário:

Kapitão! disse...

Olá Cristiana!
Aqui quem escreve é o Henrique (Kapitão) da Cia Caracaxá (http://ciacaracaxa.maracatu.org.br/). O Rogério Lima, que fez a matéria sobre o Maracatu no Blog RuadeBaixo, me encaminhou um e-mail seu a respeito do seu interesse na dança do Maracatu.
Sou responsável pelo trabalho da Cia Caracaxá e dou aulas para crianças e Jovens em alguns Projetos sociais aqui em São Paulo.
Se quiser entre em contato comigo para falarmos com mais calma a respeito da Dança e da Música do Maracatu de Baque Virado (PE-Brasil). Meus contatos estão no Site da Cia Caracaxá.
Até!