20/11/2009

de volta de Roma


Sem dúvida que Roma é uma cidade fantástica, mas o que de melhor há para contar são mesmo os episódios com pessoas ou sobre pessoas;)


Se eu fosse artista, decidia ser um caricaturista, para exacerbar as ideias que me vieram à cabeça durante toda a viagem, faria desenhos exagerados de certos monumentos, mas de certeza que o alvo dos meus desenhos seriam as igrejas e Roma Imperial... e ainda os polícias e afins e alguma rudez do povo romano;|


Mas, viajar tem disto, aprende-se sem dúvida mais sobre nós mesmo e sobre as ilusões que criamos sobre determinados locais, afinal de contas as cidades não são cenários só porque pensamos em ir para lá de férias.



Os locais mais interessantes são sem dúvida, caminhar deliciadamente por entre as ruínas das história imperial... as bandas de rua de campo de fiori, a correria e atitude fashion de todos quanto percorrem a Via del Corso, a celebração multimédia na Piazza de Spagna pelos 20 da Queda do Muro de Berlim, Chiesa Ignazio com uma maqueta das igrejas/religiões do Mundo e a sua famosa falsa cópula, tem um pequeno segredo e motivo para ser falsa.



Reza a história e foi-nos contada pelo Padre da Igreja de Sto António dos Portugueses, que a Igreja de Sto Inácio tem uma falsa cópula mandado propositadamente pelo Vaticano e porquê? Porque se traçarmos uma linha entre o Palácio Quirinale e o Vaticano, a Igreja de Sto Inácio fica no meio, logo se tivesse uma cópula, taparia a vista sobre o Vaticano, quando os Papás se encontrassem de férias no palácio Quirinale;)


E sem dúvidas as pequenas iguarias que fomos conhecendo aqui e ali, pelas lojas tradicionais;)



E foi pela mão desse mesmo padre que tivemos a sorte de assistir a um extraordinário concerto na Chiesa di sant`Antonio dei Portoghesi, pela autoria de Giampaolo di Rosa, que pelas palavras da nossa anfitriã italiana, um músico excelente e de distinta apresentação. Mais interessante foi procurar agora pela igreja e pelo músico e descobrir um Blog - http://viadeiportoghesi.blogspot.com/ - exactamente sobre isto!


O concerto sem sem dúvida muito bom, mesmo para alguém como eu que foi apanhada de surpresa e sem saber ao que ia, tivemos ainda direito a uma palestra de explicação sobre o órgão... também em pesquisa fiquei a saber que em 16/10 deste ano este mesmo organista esteve em Portugal, mais precisamente na Sé de Braga também a dar um concerto de improvisação. Para mais informações http://www.giampaolodirosa.org/


Para terem uma ideia daquilo a que assistimos, fica um video...

Quero ainda destacar a Igreja de Sta Maria de Trastevere, que a mim me fez lembrar a Basilia de San Pietro em Veneza ;)


Esta viagem a Roma foi realmente espectacular e como não podia deixar de ser ouve ainda passeata de Bicicleta;)


Assim que seleccione as melhores fotos, irei publicá-las;)


VÃO LÁ, vão a Roma...a cidade eterno, onde cada canto é uma igreja, cada rua uma história, uma cidade que é um monumento por si só!!!

1 comentário:

BroTTas disse...

má publicaste roma antes de mim... foi muito bom adorei.