20/10/2009

Ideas & Desafios: você sofre do efeito sanduiche?

Há já algum tempo que acompanho e leio esta Newsletter e tem, sem dúvida, títulos muito chamativos, que nos levam a ler os artigos desta equipa de formadores, Coachers e Vendedores...

Aliás, como vendedores que são, nem que sejam vendedores de ideias e algumas delas excelente - A Ideias & Desafios, liderada por José de Almeida e em parceria com Paulo Silva lançam a ideia da #Ordem de Vendedores"... vejam se interessa ;)

um excerto de um dos artigos da newsletter desta semana...

Por: Anabela Conde (Associate - Ideias e Desafios)

Potenciar o desenvolvimento de novos líderes é um desafio real de todas as organizações. O nascimento de chefias intermédias torna-se pertinente, fruto do crescimento de qualquer empresa ou da adopção de um modelo de negócio mais complexo.

Mas se liderar não é inato, encorajar o desenvolvimento de competências de liderança nos elementos chave da equipa é um processo com o qual nem todos os gestores de topo ou empresários estão verdadeiramente comprometidos.

Promover o desenvolvimento de novos líderes?

Bastará reflectir sobre um conjunto restrito de questões para, de forma rápida, aferir da sua propensão para desenvolver e fazer crescer estas competências na equipa. Desafiamo-lo a fazer um pequeno diagnóstico… agora:

- É o líder que queria ser? O que considera necessário para ser um bom líder?
(...)
- É habitual colocar-se no papel dos colaboradores? É tolerante e denota perseverança quando alguém na equipa tem dificuldade em adquirir novas competências?
Se as respostas a estas questões não forem maioritariamente afirmativas, haverá certamente um caminho de melhoria a percorrer…

Aprender com o pior, focalizar no melhor

Convidamo-lo ainda a rever os traços de personalidade e comportamentos mais marcantes dos seus melhor e pior líderes até hoje. Que aspectos aproximam mais a sua liderança da do seu melhor chefe de sempre? E da do pior?

De forma muito pragmática, como está a correr a sua liderança? Que tipo de feedback tem da equipa e como tira partido dele?

Eleja 3 comportamentos / decisões de que se orgulhe e que tenham resultado de forma positiva no desempenho da equipa. Pense de seguida noutras 3 situações que não repetiria. Como se comportou e decidiu nas distintas situações?

Um percalço qualquer líder teve ou vai ter… quanto mais consciente disso e bem preparado estiver, melhor líder se tornará.

E o que é afinal o efeito sanduíche?

Sem comentários: