25/08/2009

mais perto do que é importante!

As férias, esse rico período de descanso e tranquilidade...sim, essa pequena maravilha já terminou!!!
Por entre flores do campo, flores selvagens, pedras e calhaus...
Por entre serra, montes e montanhas...
Curva em cotovelo, curvas longas, altos penhascos e estradas de 1 carro só...
Cá estou eu de volta, talvez mais triste do que nunca - estas férias foram simplesmente maravilhosas, excelentes, a recordar para sempre e sempre com Portugal como pano de fundo!

Portugal, esse nosso paissszzzinho, tão pequeno, mas tão desigual, tão espantoso!
Portugal é extraordinário e é pena que a maioria faça tantas férias lá fora - cada vez gosto mais da frase "Quanro mais conheço o estrangeiro, mais gosto de Portugal!";) E é mesmo verdade.

As nossas belas férias, pelas serras e praias fluviais, pelo prato cheio e pela gastronomia regional, que tantos cheiros e sabores nos ofereceu;)

Do Gerês até ao Tejo, das serras, as lagoas, das cascatas às praias fluviais, das estradas encurvadas aos animais por todos os lados, a Natureza brindou-nos com paisagens simplesmente brutais, a Peneda do Gerês, Douro Valley, a passagem da Beira Alta para a Baixa, pela Serra da Estrela...

Grandes recordações destas férias... a 1ª jantarada em Terras de Bouro, onde até Baile nos demos ao luxo de ter;) acompanhado da bela da fartura ;)
A passeata de bike, que me valeu uma queda brutal entre calhaus do Gerês...mesmo a chegar às gélidas águas das cascatas, recheadas de calorosas famílias emigrantes que se juntavam para as famosas almoçaradas de geleira azul, como as nossas raízes são fortes...

A grande viagem para Terras de Fóz Côa, que a seca dessertificou, mas um restaurante com um nome bem peculiar "Lagosta Amorosa", lindo não é?
Em terras estreladas de Almeida, onde um cemitério estranho nos queria ficar com a chaves do carro... ;) e um garçon tradiconal ... que no meio de uma conversa ... "uma cama para dormir, outra para descansar...", nós é que bebemos o Lancers e ele é que ficou tocado;) eh eh eh

Valhelhas, terra de nome curioso... mas que muitas curiosidades nos reserva... inserida no Parque Nacional da Serra da Estrela permite-nos chegar à serra pelo lado que considero mais bonito, passando Manteigas e subindo pelo Vale Glaciar;) outro sítio excelente pra um camping selvagem;)
Em Valhelhas tudo é bom, o campismo é pequeno, mas acolhedor; a praia fluvial 5 estrelas, tem entrada directa pelo camping, tem um bar-restaurante que serve umas grelhadas excelente, tem 2 restaurantes regionais excelentes, recomendo o que tem bufet de doces...lol
Aqui também houve festa, muitas gentes, muito ressonadores pelo camping, alguns copos e viagens à Serra;)

Determinados em descer, mas com pouca vontade de abandonar Valhelhas, lá fomos nós até à Sertã... um calor abrasador, uma pequena desilusão, porque no meio de nenhures é mesmos nenhumes, uma terra Casal, em Palhais, em Trizio - Sertã...sertão ainda longe, talvez mais perto de Vila de Rei e Sardoal;)
Mas sem dúvidas, excelentes paisagens e umas praias Fluviais excelentes, desde rio aberto, a prainhas mais arranjadas e fechadas, entre o Zezêre, afluentes e ribeiras lá fomos nós...

Grande surpresa... Alvito da Beira (Proença-a-Nova) excelente almoço de entremeada, um novo amigo canino que almoçou com agente e um dia inteiro de repasto e muitos mergulhos (que estão fotografados)...
Mais um dia a fugir para as praias fluviais, heis que descobrimos uma outra, também do genéro piscina grande, mesmo com um parque de campismo à beira, que promete ser um sítio brutal assim que as sombras se mostrem ;) e onde também podemos explorar o rio...aliás vimos uma ideia brutal para que é amador e tem pouco espaço, uma canoa insuflável - IMPECÁVEL!!!

Que mais ainda se poderá dizer... já por queinta-feira, quase no terminus destas férias "sem palavras", decidimos Vila de Rei outra vez, depois de já termos eleito o café do pequeno-almoço, decidimos conhecer mais uma praia e heis que recordo já lá ter passado, mas sem dar atenção aquelo belo recanto;) Mesmo na rota de Nilriça em direcção a Milreu...descobrimos o PENEDO FURADO... um sítio a voltar m breve.

As potencialidades do Penedo Furado são demais: camping selvagem à beira da praia fluvial, com balneários e tudo... rotas pela serra, miradouros, cascatas e percursos pedestres marcados, com escadinhas, pontes e recantos;), excelente paissgens para fotos à fauna e à flora e perto de Vila Rei, Sardoal (+-10kms pra cada lado) é importante para depois garantir "Boa Mesa;)"

E assim foi, ou melhor foram as férias "grandes" deste ano...é claro e como não podia deixar de ser, já andamos a planear mais, sejam elas de fins-de-semana ou de 3 ou 4 dias;)
A não esquecer que o período de férias só termina oficialmente com o AVANTE e as dormidas na nossa praia favorita ;)

O caderno de recortes destas férias é o nosso novo Blog http://sentiraterra-viajarportugal.blogspot.com/ onde brevemente estaram as peripécias terrenas, gastronómicas, campistas, veraneantes e apaixonadas destas férias!
A sua actualização é posteior, uma vez que a rede VODAFONE não se safa em local nenhum... viva o slogan TMN, "mais perto do que é importante!"... já decidimos que vamos reclamar com a nossa operadora.... ;(


Boas Vindas Setembro, trabalho e novas aventuras;)

2 comentários:

Rotiv disse...

Olá :)
O Blogue dos Manteigas de visita a este cantinho ;)
Um abraço,
http://bloteigas.blogspot.com/

BroTTas disse...

pois foram duas semanas receadas de muita boa coisa... pena nao termos o euromilhoes para ser 12 meses de férias...