25/05/2009

Havia um passatempo...que lanço um desafio

O passatempo pedia o seguinte:

"tens que categoricamente e inequivocamente provar que o BTT nasceu em Portugal"...ora eu vou informar-me melhor e heis o que descobro... só nos resta inventar a nossa Teoria da Conspiração:

O BTT surgiu nas montanhas da Califónia, na década de 70. Visto que as bicicletas de estrada não eram adequadas para superar obstáculos da natureza, este tipo de bicicleta (Bicicleta de Todo o Terreno), surgiu pela necessidade de criar máquinas mais robustas que permitissem superar estes mesmos obstáculos

As primeiras adaptações feitas em bicicletas, foram elaboradas de forma artesanal, em garagens criadas pelos seus praticantes

Hoje em dia, estas adaptações, vivem à custa da alta tecnologia, essencial para a criação de uma bicicleta robusta, de boa performance e segura.

O BTT possui duas vertentes: o DownHill e o CrossCountry.
No DownHill, ao atleta compete descer uma encosta o mais rapidamente possível. Quanto maiores as dificuldades no caminho, tanto melhor


No CrossCountry, é necessária uma maior resistência física, já que os tombos são mais frequentes e consta, normalmente, de provas de alguma durabilidade.

A prática do BTT, obedece a regras muito específicas e os betetistas possuem um código de valores, que deve ser seguido por todos os praticantes da modalidade.

O atleta de BTT, essencialmente nas provas de resistência (crosscountry), é responsável pelas reparações na sua bicicleta. Não pode receber apoio exterior, a não ser o fornecimento de alimentação e de assistência médica. Furos ou qualquer outra avaria com que o atleta se depare em prova, tem de ser ele próprio a consertar.
Fonte: Bike Magazine

Mas a mana pensou e inventou muito bem, fazendo-nos e fazendo-os acreditar que o BTT nasceu em Portugal, ora vejam a Teoria dela:

Eu cá acho que os americanos gostam de ter crédito pela invenção de tudo mas do BTT acredito que é tão verdade como o facto de terem ido à Lua.
O BTT é claramente de origem portuguesa. Para ser mais especifica, nasceu no interior de Portugal.
Uma bicicleta comum não poderia sobreviver ao relevo acentuado das terras portuguesas. Quem mais poderia criar uma Bicicleta Todo o Terreno que não um português? Nós já fomos donos de metade do mundo, descobrimos caminhos marítimos e sinceramente, continuo a achar que fomos nós que inventamos a roda
Portanto, juro fortemente e a pés juntos, com a toda a minha convicção que o BTT é Português. Se não for, pelo menos deve ser descendente.



Agora já só falta dizer que o Prémio era uma Merida e que a dávamos ao nosso Brottinhas;)

Gira não é?

4 comentários:

Elsa Rodrigues disse...

:D
Podia ter feito melhor
até porque já ouvi ideias bem mais criativas.
Mas quem sabe....a nossa garagem não ganha uma nova amiga.

Xcorp disse...

eu tb participei.... ate axei um canto dos luziadas que fala no btt. lololol

BroTTas disse...

a minha merida... ganhem la para mim... elsa manda ai ideias...

Efeito Cris disse...

vocês são muito à frente eu ainda n tive ideias para isso...